Como fazer uma denúncia pela internet
Em São Paulo, é possível fazer denúncia de violência contra a mulher pela delegacia eletrônica, vamos deixar aqui uma espécie de tutorial, com o passo a passo de como fazer.
1º passo: Acesse o site da Polícia Civil do Estado de São Paulo em: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home e então abrirá a seguinte tela:
O 2º passo é clicar no ícone da esquerda para direita “Comunicar Ocorrência”:
Na sequência, o 3º passo selecionar o tipo de ocorrência. Clique no ícone “Violência Doméstica contra Mulher”
O 4º passo é a triagem. Após clicar no campo “Violência Doméstica contra Mulher”, será iniciada a triagem com o seguinte questionamento:
“Esse formulário se destina SOMENTE para vítimas. Deseja prosseguir?” Selecione a opção “sim”.
No 5º passo, preencha os dados referentes a sua relação com o agressor e, após, clique em “avançar”:
Na próxima tela, que será o 6º passo, você preencherá seus dados ou os da Vítima:
No 7º passo: Preencha o “Endereço da Vítima” e clique em “avançar”.
8º Passo: Preencha o “Local e Hora da Ocorrência” e clique em “avançar”:
Em seguida – 9º passo, você poderá preencher os “Dados do Agressor”. Note que não é obrigatório o preenchimento de tais dados para seguir com o boletim de ocorrência, contudo orientamos que sejam preenchidos para a identificação do agressor. Após, clique em “avançar”:
No 10º passo, você poderá preencher o “Endereço do Agressor”. Note que, novamente, não é obrigatório o preenchimento de tais dados para seguir com o boletim de ocorrência, contudo orientamos que sejam preenchidos para a identificação do endereço do agressor. Em seguida, clique em “avançar”.
Em seguida, preencha as “Características do Agressor”. Depois, clique em “avançar”:
11º Passo: Neste momento, você deverá selecionar “sim” se desejar alguma medida de proteção para garantir sua segurança. Caso não escolha nenhuma medida de proteção, clique em “não”:
Caso selecione “sim”, você deverá escolher a medida de proteção que deseja e, depois, clicar em “avançar”:
12º Passo: Agora você deverá selecionar “sim” se desejar anexar imagens do fato ocorrido, como imagens que demonstrem a violência. Caso não deseje, selecione “não”.
Caso tenha selecionado “sim”, clique em “escolher arquivo” e escolha as imagens que serão enviadas:
No 14º passo, chegou a o momento de descrever a violência sofrida no campo “Descrição da Ocorrência”. Procure narrar os fatos de forma detalhada. Também é o momento de informar se havia algum menor envolvido na situação.
Descreva eventuais objetos utilizados na ameaça, tais como armas de fogo, facas ou outros meios. Informe também sobre o contexto em que se encontra, se mora com o agressor, se está em constante perigo com a presença dele, além de outros fatores que demonstrem sua vulnerabilidade diante da situação. Por fim, clique em “avançar”:
14º Passo: Verifique se todos os dados que aparecem na página de “Resumo da Ocorrência” estão corretos.
Em caso afirmativo, assinale o botão “Declaro, sob as penas da lei, que as informações acima são verdadeiras”, e clique em avançar. Caso haja dados incorretos, clique em voltar e corrija-os.
O B.O. foi finalizado.
Acompanhe seu trâmite on-line por e-mail e aguarde contato no telefone informado.